Série ARCG - Atas das Reuniões da Câmara de Graduação

Área de identificação

Código de referência

BR MGUFMG FUFMG-AG-PO-OPR-ARCG

Título

Atas das Reuniões da Câmara de Graduação

Data(s)

  • 01/05/1970 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Ainda não dimensionado.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1969 -1986)

História administrativa

O Conselho de Graduação da UFMG já aparece mencionado em atas de 1969, indicando que sua atuação se deu, ao menos, desde aquele ano. Responsável pela coordenação e normatização dos cursos de graduação, o Conselho exerceu um papel central na organização da instituição, mesmo contando com recursos administrativos limitados e sem dispor de um regimento próprio.
Apesar da ausência de um desenho institucional consolidado, exerceu sua autoridade com grande protagonismo e autonomia, especialmente entre 1969 e 1976. Até meados da década de 1970, operava sob condições precárias: conselheiros relatavam a falta de infraestrutura técnico-administrativa, de arquivos institucionais e de normatização processual.
Como resposta a esse cenário, foram propostas medidas como a criação de uma secretaria própria, a implantação de um arquivo de referência, a padronização documental e a regulamentação de temas como cursos de verão, revalidação de diplomas, disciplinas optativas e participação estudantil.
Destaca-se também o fato de que o Conselho assegurava a participação discente, com direito a fala e voto, desde 1970, além de ter conduzido a Primeira Grande Reforma Curricular em 1974.
O processo de institucionalização culmina, em fevereiro de 1976, com a mudança na nomenclatura das atas: o então Diretor Executivo passa a ser designado como Pró-Reitor de Graduação.
A partir desse momento, o Conselho passou por um processo de transição, perdendo gradualmente sua centralidade, o que culminou, em 1986, na sua substituição pela Câmara de Graduação — marco de uma nova fase na gestão da graduação na UFMG.
A estruturação da Câmara de Graduação da UFMG teve início formal em março de 1986, coincidindo com a entrada da nova Pró-Reitora de Graduação, professora Vanessa Guimarães Pinto, que presidiu sua primeira reunião.
Na ocasião, deu-se início ao processo de elaboração do Regimento Interno da Câmara, com o objetivo de estabelecer com clareza suas atribuições, definindo, entre outros aspectos, quais matérias teriam caráter terminativo na própria instância e quais se encerrariam no âmbito das Unidades Acadêmicas. A proposta visava delimitar competências decisórias e garantir o adequado funcionamento do sistema deliberativo no que diz respeito à graduação.
A criação da Câmara representou um passo importante na organização colegiada da universidade, consolidando um espaço institucional para o debate e a deliberação sobre políticas de ensino de graduação.

Nome do produtor

(1986)

História administrativa

História do arquivo

Esta série é composta por 537 atas das reuniões do Conselho de Graduação, produzidas entre 1969 e 1986. Nesse período, o Conselho passou por um processo gradual de perda de centralidade, culminando, em 1986, em sua substituição pela Câmara de Graduação. A nova instância reuniu, até 1999, um total de 593 atas.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Série é equivalente a Dossiê/ Processo.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso