Área de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
- ECI
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Tudo começou com o Curso De Biblioteconomia de Belo Horizonte, que teve início em 25 de março de 1950 com a Professora Etelvina Lima, através de convênio com a Secretaria de Educação de Minas Gerais e o Instituto Nacional do Livro (INL). Nessa época, o curso ocupava uma sala no Instituto de Educação. Depois o curso passou pela Associação Médica de Minas Gerais, pelo Edifício Acaiaca, se alojou no porão do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Filosofia (na Rua Carangola) e só em 1963 foi incorporado à UFMG, ocupando o sexto andar do prédio da Reitoria, sob o nome de Curso de Biblioteconomia de Minas Gerais. Em 1966 foi elevado à categoria de Unidade, chamando-se Escola de Biblioteconomia. No campus se alojou, ainda, no antigo Colégio Universitário, juntamente com a Faculdade de Educação, e no Prédio da Prefeitura da Universidade, hoje Unidade Administrativa II; em 1990 (finalmente!) sua sede própria foi inaugurada e em 30 de março de 2000, passou a ser chamada pelo nome atual: Escola de Ciência da Informação, ou ECI!
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Atualmente, a Escola de Ciência da Informação possui três cursos de graduação: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.
Possui ainda o Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) que oferece os Cursos de Gestão da Informação e Pessoas e Gestão Estratégica da Informação.
Além disso, a Escola de Ciência da Informação possui dois Programas de Pós Graduação: o Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e o Programa de Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC).
A ECI possui dois Departamentos: Departamento de Teoria e Gestão da Informação (TGI) e Departamento de Organização e Tratamento da Informação (OTI).