Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Lugares
Belo Horizonte
Estatuto jurídico
Estatuto da UFMG (artigos de nos 8º a 14 )