Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1972-11-27 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
18 página(s), papel (textual)
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ata da reunião de 27/11/1972. Presentes: Alaíde Lisboa de Oliveira; Alisson Pereira Guimarães; Amilcar Viana Martins; Arnaldo Marques de Souza; Cássio Mendonça Pinto; Cláudio Jorge Gomes de Souza; Edson Parreira; João Batista Villela; João Domingos Pinto; José de Alencar Carneiro Viana; José Geraldo de Faria; José Tavares de Barros; Lourival Vilela Viana; Marcelo de Vasconcellos Coelho (Presidente); Maria Antonieta Bianchi; Oscar Versiani Caldeira; Pedro Parafita de Bessa; Raimundo Gonçalves Rios; Sebastião Viana; Walter Machado.
Pauta: 1. leitura e aprovação da última sessão; 2. leitura de ofícios e cartas; 3. orçamento reformulado para o exercício de 1972; 4. anteprojeto de resolução instituindo Retige no Hospital das Clínicas; 5. contrato de comodato entre Universidade e o Banco do Brasil; 6. termo de ajuste final de comissão com interveniência de companhia e transferência do instituto; 7. addendum anexado; 8. retirada de conselheiro e aprovação de convênios; 9. comunicação do reitor.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 15.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
- Retige é o Regime de Tempo Integral Geográfico.