Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1968-07-26 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
15 página(s), papel (textual)
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Ata da reunião de 26/07/1968. Presentes: Adalberto Moreira dos Santos Pena; Amilcar Viana Martins; Caio Líbano de Noronha Soares; Cássio Mendonça Pinto; Cláudio Jorge Gomes de Souza; Edson Parreira; Francisco de Assis Castro; Gerson de Britto Mello Boson (Presidente); Hostílio Soares; João Domingos Pinto; José Mariano Duarte Lana Sobrinho; José Olimpio de Castro Filho; José Geraldo de Faria; Leônidas Machado Magalhães; Lourival Vilela Viana; Maria Martha de Carvalho; Maria Romano Schreiber; Miguel de Souza; Oscar Versiani Caldeira; Pedro Luiz Diniz Viana; Pedro Parafita de Bessa; Raul Machado Horta; Rodolpho de Abreu Bhering; Waldemar Versiani dos Anjos; Wilson Teixeira Beraldo; Yolanda Maria Lodi.
Pauta: 1. leitura e aprovação da última sessão; 2. leitura de ofícios e carta; 3. comunicação apresentadas; 4. recurso de aluno; 5. projeto de estatuto dà Universidade.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 13.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
- sessões ordinária e extraordinária.