Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1952-02-19 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
60 página(s), papel (textual)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ata da reunião de 19/02/1952. Presentes: Afonso Pereira da Silva Junior; Antônio Camilo de Faria Alvim; Antônio de Melo Alvarenga; Cândido Hollanda de Lima; Cáio Mário da Silva Pereira; Eduardo Schmidt Monteiro de Castro; Francisco de Assis Castro; Henrique Luiz Lacombe; João Kubitschek; José Oswaldo de Araújo; Lincoln Prates; Luiz Adelmo Lodi; Mário Mendes Campos; Martim Francisco Ribeiro de Andrada; Orlando de Magalhães Carvalho; Otávio Coelho de Magalhães (Presidente); Pedro Paulo Penido; Saul Macedo; Yvon Leite de Magalhães Pinto. Pauta: 1. leitura e aprovação da última sessão; 2. leitura de ofícios, telegramas e cartas; 3. comunicação e relatório geral do reitor; 4. prestação de contas de 1951; 5. reforço de verba para 1952; 6. sugestão do Governador do Estado sobre projetos da Cidade Universitária; 7. ofício do Contador Geral da República; 8. quadro especial do pessoal dà Universidade; 9. discussão da sede da Reitoria; 10. decisões sobre seguro coletivo; 11. inclusão de um dispositivo nos estatutos; 12. recursos contra atos de faculdades específicas; 13. quadro de pessoal da comissão responsável pela construção da Cidade Universitária; 14. recebimento da Escola de Enfermagem Carlos Chagas; 15. admissão de diaristas na Faculdade de Ciências Econômicas; 16. requerimento de auxiliar de ensino; 17. requerimento interno da Faculdade de Ciências Econômicas.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 04
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
- final do livro 04 de atas.