Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1930-11-18 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
22 página(s), papel (textual)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ata da reunião de 18/11/1930. Presentes: Alfredo Balena; Agnello de Macedo; Armando Godoy Filho; Arthur Guimarães; Aurélio Pires; Borges da Costa; Elias de Paula Andrade; Estevão Pinto; Francisco Brant; Francisco Mendes Pimentel (Presidente); Jorivé Guarany; Jorge Haas; Joséphino Aleixo; João Ladeira; Juscelino Barbosa; Lucio dos Santos; Magalhães Drummond; Orozimbo Nonato; Pedro Rache; Roberto de Almeida Cunha; Santa Cecilia; Theophilo da Costa Lage; Ubirajara de Novaes; Zoroastro Passos. Pauta: 1. dispensa da leitura da ata anterior, aprovada sem reclamação; 2. leitura de ofícios: renúncia de representante estudantil da Faculdade de Medicina e eleição de novo representante da Faculdade de Odontologia e Farmácia; 3. proposta do Reitor para deliberação sobre continuidade do curso anexo considerando impacto financeiro e educacional aprovada para discussão; 4. leitura de representação da associação universitária mineira pedindo isenção de exames finais devido a dificuldades causadas pela revolução recente; 5. discussão sobre competência do conselho para deliberar sobre isenção de exames finais com debate entre professores; 6. consulta sobre impacto de decreto que dissolve órgãos legislativos esclarecendo que não afeta o conselho universitário; 7. declaração de professor apoiando promoção automática dos estudantes com base em críticas ao sistema de exames finais; 8. discurso de estudante em favor da isenção de exames apoiando proposta da associação universitária mineira; 9. declaração de diretor da Faculdade de Odontologia e Farmácia a favor da promoção automática destacando formato de ensino individualizado; 10. manifestação de estudante representando estudantes de medicina em apoio à isenção de exames; 11. declaração de diretor da Faculdade de Medicina contra promoção automática destacando impossibilidade de avaliações repetidas devido ao número de estudantes; 12. declaração de representante dos docentes livres contra promoção automática; 13. votação nominal sobre isenção de exames com nove votos a favor e catorze contra; 14. tumulto na sessão; após anúncio do resultado da votação gerando conflito que interrompeu a sessão; resultou em processos policiais e judiciais.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 01
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
- ocorrência de conflito que interrompeu a sessão e resultou em processos policiais e judiciais - tiroteio.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição elaborada pela equipe da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG - DIARQ, no período de agosto de 2024 a outubro de 2025.