Item BR MGUFMG FUFMG-AG-PO-OPR-ARCU- 0009 - Ata (16/11/1929)

Área de identificação

Código de referência

BR MGUFMG FUFMG-AG-PO-OPR-ARCU-BR MGUFMG FUFMG-AG-PO-OPR-ARCU- 0009

Título

Ata (16/11/1929)

Data(s)

  • 1929-11-16 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

9 página(s), papel (textual)

Área de contextualização

Nome do produtor

(24/11/1927)

História administrativa

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Ata da reunião de 16/11/1929. Presentes: Alfredo Balena; Arthur Guimarães; Aurélio Pires; Borges da Costa; Camilo Mendes; Celso Pereira da Silva; Elias de Paula Andrade; Estevão Pinto; Francisco Brant; Francisco Mendes Pimentel (Presidente); Gerardo Trindade; José da Silva Brandão; José de Magalhães Drummond; Ladeira de Senna; Luiz José de Medeiros Silva; Lúcio dos Santos; Pedro de Alcântara; Pedro Rache; Roberto de Almeida Cunha; Teófilo da Costa Lage; Zoroastro Passos; Pauta: 1. leitura e aprovação da ata anterior; 2. leitura de ofícios de diretores de faculdades sobre representação de universitários mineiros em embaixadas; 3. ofício do diretor da Escola de Farmácia de Ouro Preto sobre execução de lei referente ao ensino de farmácia e odontologia no estado; 4. leitura de ofício do comitê executivo do Congresso Pan-americano de Arquitetura sobre organização do evento; 5. requerimento para criação de cadeira de fisiologia na Faculdade de Medicina encaminhado à comissão de ensino; 6. requerimento de professor sobre exclusão do quadro docente da escola específica arquivado pelo conselho; 7. aumento do patrimônio da Escola de Odontologia e Farmácia aprovado com condição de não atrapalhar construção da Cidade Universitária; 8. representação do conselho na comissão administrativa das obras dà Universidade designando professor específico; 9. declaração do reitor sobre autonomia universitária não requerida; 10. ciência, convite e compartilhamento do programa do Congresso Internacional de Universidades em Havana; 11. solicitação e aprovação da incorporação da Escola Mineira de Agronomia e Veterinária à Universidade; 12. debate sobre taxa de assistência aos estudantes com comissão formada por professores de todas as faculdades, garantindo destinação a necessitados; 13. voto aprovado com aplauso ao presidente do estado.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 01

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso