Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1931-11-09 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
9 página(s), papel (textual)
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ata da reunião de 09/11/1931. Presentes: Alfredo Balena; Arthur da Costa Guimarães; Francisco Brant; José Baeta Vianna; Lincoln Prates; Lucio José dos Santos (Presidente); Olyntho Orsini de Castro; Ubirajara Vianna de Novaes; Washington Ferreira Pires. Pauta: 1. leitura e aprovação da ata, aprovada após correção proposta pelo reitor; 2. comunicação de posse da nova diretoria do centro acadêmico da escola específica, posse de presidente da associação universitária mineira e envio do regimento interno da faculdade de direito ao reitor; 3. requerimento dos alunos da faculdade específica para concessão de favores semelhantes aos dà Universidade do rio de janeiro, comissão de ensino emitiu parecer pela arquivação do processo aprovado pelo conselho; 4. indicação de engenheiro específico; 5. requerimento dos alunos de medicina pedindo promoção por frequência na cadeira de anatomia com comissão de ensino opinando pela rejeição e aprovado pelo conselho; 6. discussões sobre assistência aos alunos gratuitos da faculdade específica; 7. exames preparatórios e legislação sobre ensino secundário; 8. subvenção à faculdade específica com reitor detalhando redução e negociações para restabelecer maior quantia, discutidas e aprovadas pelo conselho; 9. proposta de aumento das taxas nas faculdades de direito e engenharia; 10. sessão; termina com aprovação das propostas e discussões apresentadas.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 01