Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1931-11-09 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Omvang en medium
9 página(s), papel (textual)
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
Ata da reunião de 09/11/1931. Presentes: Alfredo Balena; Arthur da Costa Guimarães; Francisco Brant; José Baeta Vianna; Lincoln Prates; Lucio José dos Santos (Presidente); Olyntho Orsini de Castro; Ubirajara Vianna de Novaes; Washington Ferreira Pires. Pauta: 1. leitura e aprovação da ata, aprovada após correção proposta pelo reitor; 2. comunicação de posse da nova diretoria do centro acadêmico da escola específica, posse de presidente da associação universitária mineira e envio do regimento interno da faculdade de direito ao reitor; 3. requerimento dos alunos da faculdade específica para concessão de favores semelhantes aos dà Universidade do rio de janeiro, comissão de ensino emitiu parecer pela arquivação do processo aprovado pelo conselho; 4. indicação de engenheiro específico; 5. requerimento dos alunos de medicina pedindo promoção por frequência na cadeira de anatomia com comissão de ensino opinando pela rejeição e aprovado pelo conselho; 6. discussões sobre assistência aos alunos gratuitos da faculdade específica; 7. exames preparatórios e legislação sobre ensino secundário; 8. subvenção à faculdade específica com reitor detalhando redução e negociações para restabelecer maior quantia, discutidas e aprovadas pelo conselho; 9. proposta de aumento das taxas nas faculdades de direito e engenharia; 10. sessão; termina com aprovação das propostas e discussões apresentadas.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Voorwaarden voor reproductie
Taal van het materiaal
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 01