Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1961-12-04 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Omvang en medium
18 página(s), papel (textual)
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
Ata da reunião de 04/12/1961. Presentes: Adalberto Moreira dos Santos Pena; Aguinaldo Sérvulo Botelho; Alberto Deodato Maia Barreto; Antônio Melo Alvarenga; Arthur Versiani Veloso; Edilson de Almeida Júpiter; Eduardo Schmidt Monteiro de Castro; Francisco de Assis Magalhães Gomes; Henrique Luiz Lacombe; José Faria Tavares; José Geraldo de Faria; José Lourenço de Oliveira; Lincoln Prates (Presidente); Martim Francisco Ribeiro de Andrada; Marino Mendes Campos; Moacyr Gomes de Freitas; Mário Werneck de Alencar Lima; Osmane Hipólito; Oscar Versiani Caldeira; Simão Pedro Casasanta. Pauta: 1. leitura e aprovação da última sessão; 2. leitura de ofícios e mensagem de governador; 3. regimento da Escola de Veterinária em discussão; 4. homologação de nomes para quorum de faculdade; 5. fundação do Instituto de Filosofia; 6. contratação de professor; 7. criação da Escola de Agronomia; 8. debate sobre criação da Escola de Belas Artes; 9. comunicação do reitor; 10. votos de pesar e aplausos.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Voorwaarden voor reproductie
Taal van het materiaal
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 09.
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Aantekening
- fundação do Instituto de Filosofia e criação da Escola de Agronomia.