Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1947-02-01 (Création/Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
10 página(s), papel (textual)
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 1927, no mesmo ano da fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG) . Desde sua origem, o Conselho Universitário tem sido o principal órgão deliberativo da instituição, responsável por decisões acadêmicas, administrativas e institucionais.
Inicialmente, o Conselho era composto pelos diretores das faculdades incorporadas à UMG, por três professores eleitos anualmente e por representantes do corpo discente. O reitor presidia o órgão, que contava também com o secretariado da universidade. Naquela época, os estudantes tinham direito a opinar e votar apenas em temas específicos relacionados ao ensino e à assistência universitária. Os servidores técnico-administrativos passaram a integrar o Conselho apenas em 1979 .
A criação do Conselho Universitário marcou o início da estrutura de governança colegiada da UFMG, que permanece até hoje como um dos pilares da gestão democrática e participativa da universidade.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Ata da reunião de 01/02/1947. Presentes: Alfredo Balena; Antônio de Melo Alvarenga; Evaristo de Lima; Francisco Brant; João Kubitschek de Figueiredo;; Manoel Pires de Carvalho (Presidente); Martinho Francisco Ribeiro de Andrade; Otávio de Magalhães; Robério de Almeida Cunha; Tácio Welpy Florêncio (Presidente). Pauta: 1. ata aprovada sem leitura; 2. leitura de ofícios; 3. voto de aplausos para reitor; 4. contas de 1946 e orçamento para 1947 da Reitoria e faculdades específicas; 5. concessão de título de professor emérito; 6. renovação de contrato de professor; 7. eleição das comissões permanentes do conselho; 8. honorários de doutor; 9. votos de pesar para professor; 10. publicações e resumos de atas.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Biblioteca Central; Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (DICOLESP); Livro 03.